O hamster chinês é originário da China e da Mongólia e pertence a um grupo de hamsters conhecidos como hamsters-camundongo.
Ele é mantido em cativeiro no Reino Unido desde 1919 e usado em laboratórios. O interesse por ele como animal de estimação cresceu consideravelmente nos anos 70, quando o hamster russo surgiu nas lojas de animais.
O hamster chinês como animal de estimação não é tão comum quanto os sírios e os russos, e isto se deve ao fato de que eles existem em menos quantidade devido a algumas dificuldades em sua reprodução.
Cor: a cor original do hamster chinês é marrom, com uma linha dorsal preta que vai do focinho ao rabo, mas também existem variedades cinzas com manchas brancas.
Tamanho: de 10 a 12 cm
Características:
Os machos são maiores que as fêmeas possui bolsas nas bochechas, que usa para carregar comida ou material para a cama;
É sociável e pode viver com outros de sua espécie, do mesmo sexo ou de sexos diferentes, desde que os animais se conheçam com menos de 3 meses;
Quando prenhas, as fêmeas podem se tornar bastante agressivas em relação aos machos, sendo importante manter o casal em uma gaiola grande e com vários esconderijos para o macho, ou se for necessário até separar o casal;
Embora seja noturno, pode eventualmente se tornar ativo durante o dia;
Pode mover-se muito rápido e subir em coisas com facilidade, sendo desaconselhável tirá-lo da gaiola;
a vida média é de 2 a 3 anos, embora possam viver mais.
Cuidados especiais:
Use terrários de plástico ou vidro, pois os hamsters chineses são muito pequenos e podem passar pelas barras das gaiolas comuns para hamsters;
Se os hamsters começarem a brigar excessivamente, separe-os em gaiolas diferentes. uma vez separados, note que poderá ser muito difícil juntá-los novamente (todas raças de hamster brigam muito mas só os hamsters sírios não podem conviver junto).
Nenhum comentário:
Postar um comentário